Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Temos 25 visitantes e Nenhum membro online

Página inicial > Vice-Chefe do EME
Início do conteúdo da página

         

            O General de Divisão Combatente Gustavo Henrique Dutra de Menezes foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2021.

           Nascido na cidade do Rio de Janeiro - RJ, em 23 de novembro de 1965, o General DUTRA é filho do Senhor Gustavo Adolfo C. Dutra de Menezes e da Senhora Sonia M. Fleischmann Dutra de Menezes.

          Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras no ano de 1984 e foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1987, iniciando sua carreira no 57º Batalhão de Infantaria Motorizado (Es).

           Além dos cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Comando e Estado-Maior e Política e Estratégia, realizou os cursos de Paraquedista
Militar, Mestre de Salto, Ações de Comandos e Forças Especiais; os estágios de Escalador Militar e Salto Livre. No exterior, realizou o Curso Internacional de Lanceiros na Colômbia, em 1994.

           Dentre as principais funções desempenhadas estão a de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Integrou a equipe de segurança do Presidente da República, exerceu as funções de Oficial do Gabinete do Comandante do Exército e foi Chefe do Estado-Maior da 1ª Divisão de Exército. Comandou o 1º Batalhão de Ações de Comandos e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

            No exterior, participou da Missão de Verificação dos Direitos Humanos na Guatemala, foi Instrutor do Instituto do Hemisfério Oeste para Cooperação de Segurança (WHINSEC), nos Estados Unidos da América e foi comandante do Contingente Brasileiro no Haiti, (BRABAT 22), em 2015.

           Como oficial-general, comandou a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (Boa Vista – RR), a Academia Militar das Agulhas Negras (Resende – RJ) e o Comando de Operações Especiais (Goiânia-GO). Também, foi Chefe do Preparo da Força Terrestre, Comandante Militar do Planalto, Subchefe do Comando de Operações Terrestres e 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército (Brasília – DF).

            É casado com a Senhora ADRIANE CORRÊA DUTRA DE MENEZES e possui dois filhos, GUSTAVO e BIANCA

Fim do conteúdo da página