Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Temos 36 visitantes e Nenhum membro online

Página inicial > Chefe do EME
Início do conteúdo da página

GENERAL DE EXÉRCITO MARCOS ANTONIO AMARO DOS SANTOS 

 

 

O General de Exército MARCOS ANTONIO AMARO DOS SANTOS foi o Comandante Militar do Sudeste desde 03 de julho de 2019.

Ascendeu ao posto atual em 31 de março de 2018.

Nascido em 25 de setembro de 1957, na cidade de Motuca-SP, é filho de JOAQUIM AMARO DOS SANTOS e de IOLANDA ZANON.

Incorporou às fileiras do Exército em 04 de março de 1974, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde concluiu o curso em 1976. Ingressou na Academia Militar das  Agulhas Negras em 1977, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em 15 de dezembro de 1980.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército realizou os cursos Básico Paraquedista e de  Observador Aéreo. No exterior, realizou os cursos de Busca de Alvos de Artilharia e o Avançado de Artilharia de Campanha -ambos nos Estados Unidos da América.

 Como especialização acadêmica, cursou MBA em Excelência Gerencial com ênfase em Gestão Pública, pela Fundação Armando Alvares Penteado e o MBA Executivo em Administração, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Durante sua vida militar, serviu em unidades de artilharia em Jundiaí-SP, no Rio de Janeiro-RJ e em Olinda-PE. Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Foi adjunto da Casa Militar da Presidência da República e do Gabinete de Segurança lnstitucional da Presidência da República e Adido Militar na Embaixada do Brasil no Suriname.

Como coronel, comandou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército no biênio 2004-2005 e foi Chefe da Divisão de Inteligência do Centro de Inteligência do Exército, de 2007 até o início de 2010.

Como oficial-general, comandou a 13ª Brigada de lnfantaria Motorizada -“Brigada Barão de Melgaço”, em Cuiabá-MT, foi Secretário de Segurança Presidencial e Chefe da Casa Militar da Presidência da República,comandou a 3ª Divisão de Exército –“Divisão Encouraçada”, localizada em Santa Maria-RS e foi o Secretário de Economia e Finanças do Exército.

Dentre as condecorações nacionais e estrangeiras com que foi agraciado, destacam-se: a Ordem do Mérito Militar, a Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União e a Ordem de Rio Branco (todas no grau de Grã-Cruz), a Ordem do Mérito da Defesa, a Ordem do Mérito Naval e a Ordem do Mérito Aeronáutico(todas no grau Grande Oficial), a Ordem do Mérito Judiciário Militar (no grau alta distinção), a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, a Medalha do Pacificador, a Medalha Exército Brasileiro, a Medalha Soldado do Silêncio, a Medalha Marechal Hermes, de prata dourada, com três coroas. a Ordem Nacional da Legião de Honra (França), a Ordem ao Mérito do Exército (Venezuela), a Medalha Militar para Méritos Especiais (Suriname) e a Medalha Francisco José de Caldas -Aplicação (Colômbia).

Foi agraciado com os títulos de Cidadão Mato-Grossense e Cidadão Honorário de PontaI-SP.

 O General AMARO é casado com a Senhora ROSA MARIA TIGLIA AMARO DOS SANTOS e o casal possui dois filhos, Marcos e Rafael, ambos Oficiais do Exército Brasileiro.
Fim do conteúdo da página