Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Temos 37 visitantes e Nenhum membro online

Página inicial > Chefe do EME
Início do conteúdo da página

GENERAL DE EXÉRCITO VALÉRIO STUMPF TRINDADE

O General de Exército VALÉRIO STUMPF TRINDADE é o Chefe do Estado-Maior do Exército desde o dia 5 de maio de 2022. 

Ascendeu ao posto atual em 31 de julho de 2019.

      Nascido em 26 de fevereiro de 1960, em São Gabriel-RS, é filho do Coronel Vilfredo de Ivanoé da Silva Trindade e da professora Marly Stumpf Trindade, in memorian.

     Incorporou ao Exército em 1975, na Escola Preparatória de Cadetes. Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria em 1981, sendo classificado no 3° Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Bagé.

     Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Altos Estudos, realizou o curso de Gerenciamento de Recursos de Defesa, na Escola Naval de Pós-Graduação, em Monterey, Califórnia.

     Durante sua vida militar foi Observador Militar da Força de Paz da ONU em Angola - UNAVEM II e na antiga Iugoslávia – UNPROFOR.

    Desempenhou as funções de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficias e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Serviu como Oficial do Gabinete do Ministro do Exército. Foi Assessor Militar no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República nos anos de 1999 a 2003.

   Comandou o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda - “Regimento Osorio” por três anos. Foi Presidente da Fundação Parque Histórico Marechal Luis Osorio. Nos anos de 2008 a 2010, ocupou o cargo de Adido Militar junto à Embaixada do Brasil em Londres. No Estado-Maior do Exército foi gerente do Processo de Transformação do Exército, na então 7ª Subchefia.

    Como General de Brigada, foi Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste, Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Santiago, e Diretor de Avaliações e Promoções.

    Como General de Divisão, foi Comandante da 3ª Região Militar, Subcomandante de Operações Terrestres e Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

   Já como General de Exército, foi Secretário de Economia e Finanças, sendo também Presidente do Conselho de Administração da Fundação Habitacional do Exército, e posteriormente assumiu como Comandante Militar do Sul.

   Dentre as condecorações com as quais foi agraciado destacam-se as Ordem do Mérito Militar, Mérito da Marinha e da Força Área; as Ordens do Mérito da Defesa, do Rio Branco, da Justiça Militar, do Ministério Público Militar e da Advocacia-Geral da União; e Medalha das Nações Unidas – UNPROFOR.

    O General STUMPF é casado com a Sra CRISTINA e tem dois filhos, Gabriela, Médica, e Tomás, Engenheiro de Computação.

Para baixar o currículo em formato PDF, clique aqui

Fim do conteúdo da página