Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Temos 25 visitantes e Nenhum membro online

Página inicial > Chefe do EME
Início do conteúdo da página

Gen Ex Fernando José Sant’ana Soares e Silva

 

O General de Exército FERNANDO JOSÉ SANT’ANA SOARES E SILVA é o Chefe do Estado-Maior do Exército desde o dia 04 de Abril de 2023.

Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2020.

Nascido em 23 de agosto de 1960, na cidade do Rio de Janeiro, capital, é filho de José Camilo Soares e Silva e Julia Sant'ana Soares e Silva, in memorian.

Incorporou às fileiras do Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas, São Paulo.

Foi declarado aspirante-a-oficial da arma de cavalaria em 11 de dezembro de 1982, sendo classificado no 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, localizado em Bela Vista, Mato Grosso do Sul.

Além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento e de altos estudos militares, o General Soares possui o curso de Instrutor de Equitação da Escola de Equitação do Exército; curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; MBA em administração e negócios, na Fundação Getúlio Vargas e pós-graduação em relações internacionais na Universidade Católica de Brasília.

Durante sua vida militar, foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro-RJ.

Comandou a Escola de Equitação do Exército e o 2º Regimento de Cavalaria de Guardas, ambos no Rio de Janeiro-RJ.

No exterior, foi observador militar das Nações Unidas, em Moçambique; adido militar na embaixada do Brasil, no Suriname; e subcomandante do Batalhão Brasileiro de Força de Paz no Haiti.

Como oficial general, comandou a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, em Ponta Grossa-PR; foi o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro-RJ; 3º subchefe do Estado-Maior do Exército, em Brasília-DF, e comandou a 1ª Região Militar, no Rio de Janeiro-RJ. Em Campo Grande-MS, comandou o Comando Militar do Oeste e, em Porto Alegre-RS, o Comando Militar do Sul.

Foi condecorado, entre outras, com as seguintes Medalhas: Medalha Militar de Ouro com passador de Platina (Corpo de Tropa 3 Capacetes), Medalha Marechal Hermes Uma Coroa Prata, Medalha Mérito Blindado e Marechal Osório – O Legendário.

            O Gen Soares é casado com a Srª Laura Vargas Acauan, juntos possuem quatro filhos: Thaís, Olívia, Maj Chuy e Guilherme. E quatro netas; Helena, Beatriz, Luíza e Alice.

Para baixar o currículo em formato PDF, clique aqui

Fim do conteúdo da página