Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Quem esta online

Temos 19 visitantes e Nenhum membro online

Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

As raízes remotas do Estado-Maior do Exército são encontradas, ainda no período colonial, no Comando de Armas da Corte, criado em 1808 pelo Conde de Linhares, Primeiro Ministro da Guerra. Em 1824, logo após a Proclamação da Independência, D. Pedro I reorganizou o Exército Imperial e estabeleceu o Quartel-General da Corte, com funções de Comando e Estado-Maior.

O Ministério de Caxias, em 1857, substituiu o Quartel-General da Corte pela Repartição do Ajudante Geral.

Após a Guerra da Tríplice Aliança, seguiu-se um período de diminuição do espírito profissional, que desviou a inteligência militar para cogitações filosóficas e científicas e para o positivismo, levando à participação política da qual resultou a "Questão Militar". O surgimento do Estado-Maior do Exército correspondeu ao início da reação contra essa fase.

O Estado-Maior do Exército foi criado em 24 de outubro de 1896, pela Lei n° 403, sancionada pelo Presidente da República, Prudente de Moraes, com o objetivo de tornar o Exército uma instituição moderna, que acompanhasse as evoluções da Arte da Guerra e que tivesse maior presteza administrativa. Sua missão "preparar o Exército para a defesa da Pátria no Exterior e a manutenção das leis no Interior".

 

 

 

  

 

 

 

 

 

_________________________________________________

Fim do conteúdo da página