Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

EXÉRCITO INAUGURA CENTRO DE LOGÍSTICA DE MÍSSEIS E FOGUETES (ASTROS 2020)

Acessos: 1017

No dia 1º de fevereiro, aconteceu em Formosa-GO, a entrega do Centro de Logística de Mísseis e Foguetes (C Log Msl Fgt).

O Centro faz parte de mais uma estrutura que irá compor o Forte Santa Bárbara,

centro de excelência da Artilharia de Mísseis e Foguetes, que reunirá todas as Organizações Militares (OM) pertencentes ao Sistema de Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro. 

Criado por meio da Portaria Nº 311, do Comandante do Exército, de 11 de abril de 2014, o C Log Msl Fgt é diretamente subordinado ao Comando Militar do Planalto e foi ativado a partir de 1º de janeiro de 2018, por meio de Portaria do Estado-Maior do Exército.

O Centro de Logística de Mísseis e Foguetes será o responsável pelo planejamento, coordenação, implantação e controle do Suporte Logístico Integrado (SLI) do Sistema de Mísseis e Foguetes, que tem como objetivo obter altos índices de disponibilidade do material ASTROS e reduzir os custos com o ciclo de vida desse produto estratégico de defesa

Mobilidade Estratégica na Artilharia de Mísseis e Foguetes

Os processos logísticos são essenciais para o ciclo operacional. Uma gestão adequada das operações permite a execução de bons serviços, mobilidade estratégica, além do controle de custos.

Com a criação do C Log Msl Fgt haverá, certamente, uma maior efetividade, sinergia e racionalização na realização do apoio logístico ao Sistema de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro.

De acordo com o Gen Ex Theophilo, Comandante Logístico, esta é uma unidade que se inicia com o foco na logística. “Nós temos agora, um Centro de Logística que dará apoio para esse material de custo elevado e durante o seu ciclo de vida. Não estamos somente atentos à parte de instrução, mas também à manutenção que acompanhará todo o material no período em que ele estiver operativo”, explicou.

Outro ponto importante, que o Comandante Logístico destacou, foi a racionalização. ”Reunir no mesmo Forte, Organizações Militares, responsáveis pelo ciclo de vida do material e desenvolver ações que complementem as instruções, como os exercícios usando a simulação contribui de forma positiva para a racionalização no Exército,” comentou o Gen Theophilo.

 Construção e desenvolvimento: Forte Santa Bárbara

 As obras de construção das instalações do C Log Msl Fgt tiveram a coordenação do Departamento de Engenharia e Construção, por meio da Diretoria de Obras Militares, a supervisão pela Comissão Regional de Obras da 11ª Região Militar e a execução pela Empresa Vento Sul Engenharia.

Para o futuro, de acordo com o Gen Ex Moura, Comandante do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), as próximas construções do Forte serão as instalações do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, o Comando de Artilharia e a Bateria de Comando de Mísseis e Foguetes.

 Cerimônia de Inauguração

 Durante a cerimônia de inauguração, assumiu o Comando do Centro Logístico o TC Giovani Silveira, que recebeu, em solenidade, das mãos do Comandante Militar do Planalto (CMP), Gen Div Pereira Gomes, o Facão Pioneiro Lobo Guará, que simboliza a participação do Exército na criação da Capital Federal e é oferecido a todos os comandantes de unidades do CMP.

Estavam presentes na cerimônia de entrega do Centro Logístico de Mísseis e Foguetes o Gen Ex Juarez – Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia; o Gen Ex Theophilo - Comandante Logístico; Gen Ex Moura - Chefe do Departamento de Engenharia e Construção; Gen Márcio – Vice-Chefe do EME; o Gen Div Pereira Gomes - Comandante Militar do Planalto; o Gen Bda Barreto - Gerente do Programa ASTROS 2020 e demais Oficiais Generais.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página